terça-feira, 3 de maio de 2011

- Para Refletir -

Antes de começar o texto, devo dizer que este mesmo já foi "publicado" antes no meu Blog antigo* e não sei quem é o autor dele.Lembro que li em algum lugar e resolvi colocar lá, no de antes.
http://thiagotad.blogspot.com/ )

Trouxe ele pra cá, pois acho ele muito interessante e, como sugere o título do POST, é mesmo PARA REFLETIR...


Vi meu filho chegar da escola naquela tarde com uma cara feia, emburrado e nervoso... Chamei-o e ele foi logo dizendo:
-Nem enche Pai!
Algo estava errado, era óbvio!Mesmo com ele resistindo, sentei-o no sofá. Tinha que falar com ele, um garoto tão jovem como ele revoltado daquele jeito?Em plenos nove anos de idade já assim...
-Diz pra mim, filho... O que foi que aconteceu?
-Aquele idiota do Marcos... -Quem seria Marcos?-Sempre me irritando, tenho raiva dele!Eu vou me vingar dele ainda!Ah se vou!
Eu bem podia imaginar o que estava acontecendo... Quem nunca passou por coisas assim na infância?
Tive uma idéia e levei o menino até o quintal. Deixei-o sentado na varanda enquanto fui até a cerca, do outro lado do quintal. Com um cabo de vassoura, fiz um boneco e levantei-o, junto à cerca de madeira. Voltei até a varanda, peguei um saco de carvão, abri e chamei meu filho...
-Vamos fazer uma coisa... Imagine que aquele boneco seja o tal menino que te irrita tanto... E esse saco de carvão são todas as coisas que você quer dizer pra ele, tudo aquilo o que você quer se vingar dele... Vá até um ponto do quintal e jogue todo o carvão nele!
-Pra que isso, Pai?
-Vai lá... Faz isso...
E lá se foi o menino. Dali da varanda, eu o lembrava de como o tal menino da escola o irritava, de como ele se sentia nervoso com o tal Marcos. Conforme eu falava as coisas, ele sentia-se cada vez mais furioso e jogava os carvões com mais e mais força, com mais raiva...
Assim que o saco de carvão ficou vazio, ele me olhou com interrogação nos olhos. Dali onde eu estava, perguntei:
-Como se sente?
-Sei lá... -disse ele com desdém. -A mesma coisa.
Eu já havia premeditado isso e levei um espelho para ele se olhar. Assim que ele se olhou no espelho, assustou-se...
-Pai! Estou todo sujo!Que horror!
-Pois é exatamente o que eu queria que você visse, filho...Assim é o que acontece na vida também...Além de você não melhorar em nada, quando você se vinga ou ofende alguém, você se deixa sujo.As coisas ruins daquilo que você joga no outro fica com você mesmo!Pense direito em como se vingar, se é que você deve se vingar de alguém...Vá tomar banho!

Reflita...Quantos carvões você tem jogado por aí?

Um comentário: